Reflorestação na Mata Nacional e Reserva Natural de São Jacinto


A Águas do Centro Litoral e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) têm em curso uma ação de reflorestação na Mata Nacional e Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

A ação consiste na plantação de cerca de 3500 árvores (Pinheiro Manso e Medronheiro) em cinco hectares, para substituir espécies invasoras.

Para assinalar o arranque da iniciativa, realizou-se no dia 16 de abril um ato simbólico no Centro de Interpretativo da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, que contou com a presença do Ministro do Ambiente, da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

A proliferação de plantas exóticas invasoras constitui hoje um dos principais focos de ameaça aos habitats naturais, pelo que as ações que visam o seu controlo, como é o caso da plantação de espécies autóctones, constituem ações importantes para a recuperação dos referidos habitats, desempenhando a floresta um papel também muito relevante enquanto regulador do ciclo da água.


Publicado a: 19 de Abril de 2016