AdP apoia Cabo Verde na implementação de PSA


A AdP Internacional está a apoiar a ANAS - Agência Nacional da Água e Saneamento de Cabo Verde na implementação de Planos de Segurança da Água. Durante o mês de julho foi já concluída a formação dos técnicos envolvidos no projeto. Segue-se o apoio à elaboração de um Plano para o sistema de abastecimento da Cidade da Praia e à produção de um manual de apoio a este processo para as entidades gestoras cabo-verdianas.

O contrato de assistência técnica celebrado entre a AdP Internacional e a ANAS - Agência Nacional da Água e Saneamento de Cabo Verde conta com o financiamento do estado português e é considerado como uma ferramenta de elevada importância para o aumento da segurança de água naquele país.

O contrato assenta em três fases, tendo sido concluída em julho a formação de vários técnicos. Esta formação, realizada na cidade da Praia, incidiu sobre as etapas e metodologias utilizadas na elaboração de Planos de Segurança da Água, nomeadamente a vertente da análise e avaliação de risco.

Nos próximos meses, o apoio a prestar pelo Grupo AdP irá incidir na elaboração de um Plano no principal sistema de abastecimento de água em Cabo Verde, o sistema da Cidade da Praia, e a produção de um manual de apoio a este processo para as entidades gestoras cabo-verdianas.

A AdP Internacional conta também com a experiência da Direção de Engenharia da AdP Serviços para a execução deste projeto, dispõe de uma equipa interna de especialistas Planos de Segurança da Água, que para além do apoio à sua aplicação no contexto interno do Grupo, tem vindo também a prestar serviços de consultoria externa a diversas outras entidades gestoras.

A nível internacional, o Grupo AdP iniciou a prestação de assistência técnica em Planos de Segurança da Água em 2013, em Moçambique. No segundo semestre de 2017 prevê-se ainda o arranque de outros dois Planos de Segurança da Água em Angola. 


Publicado a: 28 de Julho de 2017