FRISCO

O projeto FRISCO - Gestão dos riscos de contaminação da qualidade de água induzidos pelo fogo é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e que conta com a participação da AdP VALOR, Instituto Superior de Agronomia e Universidade de Aveiro, na qualidade de parceiros do Projeto.

O projeto visa fornecer aos gestores nacionais da água e floresta informação baseada em ciência, e em tempo útil, sobre o risco de contaminação para as massas de água a jusante de fogos rurais, e sobre metodologias para minimizar o risco e mitigar as consequências.

A AdP ficará responsável pelo desenvolvimento da Tarefa 3 – gestão de contaminação após fogos e colaborará nas tarefas 4, 5 e 6

A AdP será coordenadora da T3, na definição de “episódio de contaminação” para o tratamento da água e na quantificação dos custos de tratamento.

Na T4 irá participar como parceira na comparação dos resultados do modelo desenvolvido com os dados reais de contaminação da água, na criação de um índice de risco de contaminação pós-incêndio.

Na T6 é expectável que participe em reuniões de acompanhamento do projeto e na disseminação dos resultados através da organização de três workshops.

Orçamento global: 300 000 EUR
Data de arranque: janeiro de 2020
Duração do projeto: 36 meses

Financiado por: