O ciclo do valor da água

A principal atividade do Grupo AdP é a gestão do ciclo urbano da água, compreendendo todas as suas fases: desde a captação, o tratamento e a distribuição de água para consumo público, à recolha, transporte, tratamento e rejeição de águas residuais urbanas e industriais.
undefined

Na concretização desta atividade estão envolvidos cerca de 3.400 profissionais que trabalham diariamente para que a água chegue com qualidade e em quantidade aos seus clientes e para que, depois de usada, possa ser devolvida aos meios hídricos em condições ambientalmente seguras.
undefined
Em resultado, Portugal alcançou nas últimas duas décadas uma melhoria muito expressiva ao nível do acesso da população a serviços de água e saneamento, com impactes positivos na saúde pública, na qualidade de vida e do ambiente e no desenvolvimento económico do nosso país.Os impactes são também visíveis na melhoria consistente da qualidade das águas balneares costeiras e interiores e na proteção e valorização dos ecossistemas nas zonas envolventes.
undefined
Perseguindo elevados níveis de eficiência e racionalidade na utilização dos recursos, é feita a gestão adequada dos caudais captados, o controlo e redução de perdas durante os processos de tratamento e transporte e implementadas soluções de reaproveitamento e reutilização das águas residuais tratadas, quer para usos internos (lavagem de pavimentos, equipamentos e órgãos de tratamento), quer para utilizações municipais (lavagem de ruas e contentores, rega de campos de golfe ou arrefecimento de sistemas de refrigeração).

undefined
Também o potencial energético dos ativos e recursos endógenos é aproveitado de forma a produzir energia com origens alternativas aos combustíveis fósseis: a exposição solar de algumas infraestruturas para micro e miniprodução de energia solar fotovoltaica, o biogás libertado nos processos de tratamento das águas residuais e a energia cinética da água nas condutas.
undefined

Tendo em vista a minimização da produção de resíduos e contribuir para reduzir o desgaste de certas matérias-primas, é sempre que possível feita a valorização dos subprodutos, em particular das lamas resultantes dos processos de tratamento de água e águas residuais, na sua grande maioria valorizadas como corretivo agrícola. São ainda recuperados alguns nutrientes presentes nas águas residuais, como o fósforo, reintegrando as cadeias de valor.
undefined