Grupo AdP destaca valor da água com atividades de sensibilização para a sustentabilidade


Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), as empresas do Grupo Águas de Portugal realizam atividades de norte a sul do país com o objetivo de reforçar a sensibilização para o valor da água e a importância da sustentabilidade dos recursos hídricos.

Destaca-se o lançamento do jogo AQUAQUIZ para o 1º ciclo do ensino básico, com uma versão melhorada com novas perguntas e um design mais apelativo e representativo do ciclo urbano da água. O jogo está também disponível para ser jogado em família ou entre amigos aqui.

O AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo AdP - Águas de Portugal para apoiar práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Lançado em fevereiro de 2019 para estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, o jogo já envolveu mais de 900 escolas cerca mais de dez mil jogadores/as, com um total superior a 62 mil jogos realizados.

Um pouco por todo o território continental nacional, estarão a decorrer atividades de sensibilização para o valor da água promovidas pelas empresas do Grupo Águas de Portugal, designadamente oficinas experimentais, jogos, ações em escolas e abertura de infraestruturas a visitas das respetivas comunidades, entre outras. 

A destacar a inauguração de um parque de lamas junto à ETAR do Entroncamento, infraestrutura onde se produz ApR – Água para Reutilização, para utilizações internas e externas compatíveis, e que agora reforça a ação na economia circular com a valorização das lamas resultantes do processo de tratamento das águas residuais, para aplicação em solos agrícolas ou florestais.

Na ocasião será ainda realizada uma plantação de espécies autóctones com alunos dos 2º e 3º ciclos de Escolas da região com a distinção “Eco-escolas”, em parceria com a QUERCUS, assinalando o Dia Mundial da Árvore e das Florestas (21 de março). 

As iniciativas do Grupo Águas de Portugal estendem-se também além-fronteiras, tendo esta semana ficado marcada pela dinamização de ações de educação ambiental em duas escolas do ensino básico do Lubango, em Angola, onde mais de 200 crianças tiveram oportunidade de experimentar o AQUAQUIZ.


Publicado a: 21 de Março de 2024