AdVT e AdP Valor inauguram Parque de Lamas da ETAR Entroncamento


Promover a transição para a economia circular, gerindo o ciclo urbano da água em equilíbrio com a natureza e desenvolvendo abordagens sinérgicas de combate às alterações climáticas, quer na mitigação quer na adaptação, são ambições de sustentabilidade das empresas do Grupo Águas de Portugal.

Neste contexto, e respondendo a estes desafios, a Águas do Vale do Tejo (AdVT), em parceria com a AdP VALOR, inauguraram hoje o Parque de Lamas do Entroncamento.

Na ETAR do Entroncamento, encontramos um exemplo da ação da AdVT, materializada na produção de água para reutilização (ApR), para utilizações internas e externas compatíveis, e na valorização das lamas resultantes do processo de tratamento das águas residuais, para aplicação em solos agrícolas ou florestais.

Para otimizar a gestão de lamas, foi largamente ampliada a capacidade de armazenamento através da instalação deste Parque, no qual serão centralizadas as lamas provenientes desta e de outras ETAR da AdVT. 

Aqui, através de processos de estabilização processa-se à transformação das lamas de ETAR em biofertilizantes com vista à sua valorização. A utilização deste biofertilizante, rico em matéria orgânica e nutrientes, em solos agrícolas ou florestais contribui ainda para a resiliência dos territórios face ao risco/combate à desertificação através do aumento da capacidade de retenção de água e do incremento do crescimento das plantas.

Para assinalar a ocasião foi ainda realizada uma plantação de espécies autóctones com alunos dos 2º e 3º ciclos de Escolas da região com a distinção “Eco-escolas”, em parceria com a QUERCUS. Afinal, nesta data também se comemora o Dia Mundial da Árvore e das Florestas.

undefined

Publicado a: 21 de Março de 2024