Bairro embaixador dos 17 ODS


No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Grupo Águas de Portugal, a Agência Portuguesa do Ambiente, a ONGD Ad Gentes e a associação CAZAmbujal revelam um pouco do projeto que o artista Pedro das Neves está a elaborar para o Zambujal 360 (o primeiro bairro embaixador dos 17 ODS), a propósito da sua pintura sobre o ODS 6 - Água Potável e Saneamento.

O teaser mostra o processo de investigação feito pelo artista e revela a nascente de água existente no bairro, a formação recebida no Museu da Água da EPAL, a construção de uma maqueta para testagem da proposta e a parede onde a obra de arte irá nascer.

O bairro do Zambujal, localizado em Alfragide na Amadora, está em plena transformação para se tornar o primeiro bairro social embaixador dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com início previsto para maio, a pintura do artista Pedro das Neves será realizada numa empena da Rua das Mães de Água, junto à entrada do Aqueduto das Francesas, uma das galerias do Aqueduto das Águas Livres, que integra o património do Museu da Água.

Esta intervenção artística faz parte do projeto Zambujal 360, que desenvolve trabalho com a população local sobre os temas da cidadania global, educação pela saúde, a promoção do comércio local e a educação para a sustentabilidade pela arte com a criação de uma galeria de arte urbana dedicada aos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. 


Publicado a: 22 de Março de 2024