Água: onde tudo começa e nada se perde

Ana Sofia Calado - Responsável da Área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da SIMARSUL

A economia circular visa manter os recursos nos ciclos produtivos o maior tempo possível, utilizando os resíduos gerados como novos recursos.

Conceptualmente, a economia circular guarda um potencial enorme para melhorar as condições ambientais, sociais e económicas de um país, cabendo a cada pessoa ou entidade fazer mais e melhor numa lógica de criação de valor para a comunidade.

Estima-se que a transição para uma economia circular possa gerar cerca de 700.000 postos de trabalho na UE até 2030 e representar um aumento adicional de 0,5 % do PIB da UE.

Se cada um fizer a sua parte na partilha, na reutilização, na reparação, na renovação e na reciclagem de materiais e produtos existentes, o ciclo de vida dos produtos será alargado.

Nesta enorme transformação cultural e de conceito, as empresas ligadas ao setor da água assumem uma responsabilidade acrescida, dado o papel crítico que desempenham na sociedade e o ciclo da água ser, ele próprio, naturalmente circular.
A par da redução do consumo de recursos naturais, uma das importantes componentes da economia circular, embora menos falada, é a prevenção da poluição, essencial à proteção de ecossistemas estuarinos e marinhos.

Este é um aspeto particularmente relevante no que respeita ao tratamento de águas residuais, como é o caso das empresas do Grupo Águas de Portugal, onde se integra a SIMARSUL, que tem trabalhado desde sempre numa lógica de transição para uma economia circular na atividade que desenvolve de recolha, tratamento e rejeição de efluentes, numa região com um importante capital natural como a Península de Setúbal.

Isto significa que desvalorizamos o termo rejeição em favor de uma abordagem de destaque do enorme valor ambiental que a devolução das águas residuais tratadas aos meios hídricos tem para a preservação dos ecossistemas. Esta valorização é, também, destacada no que respeita à produção de Água para Reutilização (ApR), obtida a partir do tratamento de efluentes, de elevada importância, nos tempos de hoje, devido à escassez de água que resulta das alterações climáticas.

Uma das ambições de sustentabilidade das empresas do Grupo Águas de Portugal é, precisamente, acelerar a economia circular da água, o que permitirá certamente acelerar este processo transversalmente a outros setores da economia, com impactos positivos quer ao nível do consumo de recursos naturais quer da redução de resíduos produzidos.

Atualmente, cerca de 92% dos consumos de água nas nossas instalações é ApR  e pretendemos maximizar a reutilização interna e também o fornecimento externo, face aos potenciais interesses dos novos utilizadores, nomeadamente a indústria, o turismo, os municípios e o setor agrícola.

Por outro lado, as lamas que resultam dos processos de tratamento da água residual são totalmente encaminhadas para valorização. Este subproduto do tratamento tem um elevado potencial agronómico, sendo rico em matéria orgânica e nutrientes, permitindo responder à carência de nutrientes e prevenir a erosão dos solos.

Nesta valorização do nosso ciclo produtivo destacamos, ainda, o aproveitamento energético do biogás que é produzido no processo de digestão das lamas, nomeadamente a produção de energia elétrica e térmica, com relevantes ganhos económicos e ambientais.

Consideramos muito importante a cooperação com outras entidades em projetos pioneiros e de elevada importância para a comunidade. É o caso da nossa participação no projeto piloto de Certificação em Economia Circular promovido pela ADENE “eCIRCULAR” – que classificou o nosso desempenho – e que avalia como as organizações gerem a água, a energia e os materiais e como promovem a circularidade na utilização destes recursos.

Esta é uma excelente ferramenta para incentivar as organizações a evoluírem para a valorização máxima de recursos, permitindo igualmente ganhos enormes nas sinergias entre entidades, no sentido de umas aproveitarem como recurso o que pode ser um resíduo para outras.

O ciclo da água - fonte de recursos - torna as empresas do setor da água o motor para a transição para uma economia circular em Portugal, incentivando a inovação para um futuro mais sustentável.

Ana Sofia Calado
Responsável da Área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da SIMARSUL