“Engenharia é a Ciência-Arte que apoiada pela Matemática e na Física, e no Bom Senso, resolve problemas relacionados com o bem-estar em favor da Dignidade das Pessoas”

No Grupo AdP - Águundefinedas de Portugal são muitos os profissionais que diariamente desenvolvem um vasto conjunto de atividades que asseguram as condições para que a água chegue com qualidade e em quantidade às nossas torneiras e para que, depois de usada, receba o tratamento necessário para ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras.

Cerca de 21%  dos trabalhadores das empresas do Grupo AdP possui formação académica num dos vários ramos da engenharia.
Desta diversidade resulta uma complementaridade essencial ao prosseguimento da missão de prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano e de tratamento de águas residuais.

As capacidades e competências dos profissionais da engenharia aplicam-se em áreas como a gestão operacional e de ativos, a manutenção, a realização de estudos e projetos, o acompanhamento de obras, o planeamento e controlo de investimentos assim como noutras atividades de suporte transversais.
O trabalho desenvolvido por estes profissionais, em conjunto com as demais áreas funcionais das nossas empresas, contribui para os impactes positivos que se têm verificado na melhoria do ambiente e da qualidade de vida das pessoas, promovendo também a excelência do setor da água em Portugal.

undefinedJoana Boaventura
Responsável pela Gestão de Ativos

Área de formação: Engenharia Civil, Pós-graduação em Engenharia do Ambiente
"Sinto-me realizada por poder contribuir, com os meus conhecimentos, para gerar valor para a empresa, em particular garantindo que as nossas infraestruturas estão a funcionar da melhor forma”.



undefinedPedro Laginha
Responsável pelo Controlo de Investimentos

Área de formação: Engenharia civil
“As empresas do Grupo AdP operaram uma revolução sem paralelo no saneamento básico em Portugal nos últimos 20 anos, de que a despoluição do rio Ave, do Estuário do Tejo, da Ria de Aveiro e a resolução de problemas de seca em várias regiões são apenas alguns exemplos. É um marco histórico”.


undefinedMaria João Benoliel
Diretora de Laboratórios e Controlo da Qualidade da Água

Área de formação: Engenharia Química
"O laboratório interage com todas as outras equipas - operação, engenharia, gestão de clientes - para garantir que a água que fornecemos é de excelente qualidade e segurança".


undefinedMarisa Viriato
Responsável da Equipa de Gestão de Origens de Água

Área de formação: Engenharia do Ambiente
“Sou uma entusiasta das áreas de operação. Poder colocar em funcionamento, testar, otimizar uma infraestrutura para o fim a que se destina é muito interessante, sobretudo numa área de tanta responsabilidade como é o abastecimento de água para consumo humano."



undefinedDora Vaz
Responsável de Centro Operacional

Área de formação: Engenharia do Ambiente
“A área abrangida por este centro operacional teve uma melhoria da qualidade da água em cerca de 80% nos últimos cinco anos, o que naturalmente nos traz muita satisfação, porque parte desse resultado é reflexo do nosso trabalho”.


undefinedPedro Póvoa
Diretor de Inovação e I&D

Área de formação: Engenharia do Ambiente
"É uma função aliciante, que exige muito trabalho de equipa e saber arriscar. Nesta área, há projetos que falham mas que nos permitem, precisamente por terem falhado, crescer e ter conquistas noutras áreas".


undefined
Joana Pinto Coelho
Especialista em Planos de Segurança da Água

Área de formação: Engenharia do Ambiente
“É um trabalho muito gratificante porque os Planos de Segurança da Água refletem-se em boas práticas que têm um efeito muito direto na qualidade dos serviços prestados e, mais ainda, que com a sua aplicação as pessoas vão beber água com mais segurança”.

undefined
José Martins
Diretor de Operações de Saneamento

Área de formação: Engenharia química
"Esta área dá-me um prazer particular, porque mais do que tratar águas usadas e dotar os meios recetores de qualidade - e isso já é muito importante! - conseguimos valorizar esse recurso, inclusivamente dando-lhe valor económico".