Grupo AdP participa na iniciativa «A Europa na minha região»


A ETA de Areias de Vilar, em Barcelos, a ETAR de Faro/Olhão, no Algarve, e a ETA de Vale da Pedra, no Cartaxo, fazem parte das infraestruturas selecionadas para integrar a iniciativa “A Europa na minha região”, com a qual a Comissão Europeia pretende incentivar os cidadãos a descobrirem os projetos europeus na zona onde vivem. 

Em datas próximas ao Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, os projetos apresentam-se de Portas Abertas para serem visitados pelo público em geral, tornando mais próximo e direto o contacto com os resultados dos fundos europeus.

9 de maio: ETA de Areias de Vilar - Barcelos
ETA de Areias de Vilar é uma infraestrutura do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, gerido pela Águas do Norte
Além de dar a conhecer ao público em geral os processos de tratamento utilizados na produção de água para consumo humano e evidenciar a importância dos financiamentos europeus para a concretização destes investimentos, neste dia aberto pretende-se destacar as duas intervenções de reforço da linha de tratamento, designadamente o reforço da capacidade de pré-oxidação, com instalação de novo gerador de ozono, e a instalação do sistema de desinfeção por UV após a etapa de filtração.

15 de maio: ETAR de Faro / Olhão - Algarve
ETAR de Faro / Olhão, inaugurada em novembro de 2018, permitiu desativar duas ETAR destes concelhos algarvios que se encontravam subdimensionadas e obsoletas, contribuindo para aumentar os níveis de atendimento e melhorar a qualidade de vida das populações e a qualidade ambiental da Ria Formosa. O projeto envolveu a construção da nova ETAR Intermunicipal de Faro-Olhão e a reabilitação de sete Estações Elevatórias de Águas Residuais destes municípios, infraestruturas que integram o Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, gerido pela Águas do Algarve.


22 de maio: ETA de Vale da Pedra - Cartaxo
A ETA de Vale da Pedra foi construída em 1963 para produzir água para consumo humano a partir da água superficial do Tejo. A ETA já tinha sido objeto de duas ampliações, a última em 1976, com aumento da sua capacidade inicial de 80.000 m3/dia para a capacidade nominal atual de 240.000 m3/dia. A melhoria da qualidade do tratamento da ETA de Vale da Pedra, infraestrutura que faz parte do Sistema de Abastecimento de Água da EPAL, envolveu a reformulação e adequação da linha de tratamento às características da água bruta, de forma a garantir a qualidade exigida à água potável e reduzir o risco de falha operacional e também adequar a instalação para a gestão das lamas promovendo eficiência energética.

As ETA de Areias de Vilar e de Vale da Pedra e a ETAR de Faro/Olhão fazem parte do conjunto de projetos selecionados pelo POSEUR para integrar a iniciativa “A Europa na minha região” de 2019 em Portugal. A participação do Grupo Águas de Portugal nesta iniciativa pretende destacar a importância dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), sobretudo do Fundo de Coesão, na infraestruturação realizada no setor da águas em Portugal com impactos muito positivos ao nível do tratamento das águas residuais urbanas, da qualidade da água de abastecimento e das águas balneares. 

De referir que, no atual período de programação comunitário e dentro do PORTUGAL 2020, as empresas de água e saneamento do Grupo Águas de Portugal têm neste momento 90 candidaturas aprovadas por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) ao abrigo do POSEUR, que totalizam um investimento de cerca de 195 milhões de euros e para o qual é expectado uma comparticipação financeiro da União Europeia de cerca de 75%, em média.

O conjunto de projetos da Europa está acessível na plataforma www.euinmyregion.eu na qual, além do mapa da Europa com a georreferenciação dos projetos visitáveis, também se inclui informação sobre outras iniciativas desenvolvidas no âmbito desta campanha e um quizz onde se pode testar os conhecimentos sobre as regiões da União Europeia. Foi ainda lançada a aplicação Citizens’ App, disponível em 24 línguas, onde se pode saber quem faz o quê na UE, de que forma tudo isto é relevante para a nossa vida quotidiana e que desafios enfrenta a UE.

undefined

Publicado a: 08 de Maio de 2019