DAMOS RESPOSTA À EVOLUÇÃO DO PARADIGMA E AOS DESAFIOS SOCIETAIS DO SETOR


A água é essencial à vida e um direito humano consagrado pela ONU, assumindo uma importância transversal no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. No entanto, o acesso a este direito universal está a ficar, cada vez mais, comprometido devido aos riscos associados às alterações climáticas, ao controlo da poluição e à proteção da saúde humana e do ambiente.

Ao longo das últimas décadas, o Grupo AdP empreendeu uma profunda transformação no setor do abastecimento de água e do saneamento básico no país, elevando o padrão de qualidade e estabelecendo as condições necessárias para assegurar a saúde pública e a preservação do ambiente. 

Para dar resposta à evolução do paradigma e aos grandes desafios societais relacionados com este setor, o Grupo AdP construiu o Quadro Estratégico de Compromisso, onde reforça a sua capacidade de resposta à dinâmica associada precisamente às alterações climáticas, à descarbonização, à transformação digital e à economia circular. Esta Estratégia permite ainda prosseguir uma utilização mais eficiente dos recursos, os objetivos de melhoria da qualidade da água e dos níveis de atendimento das populações, colocando Portugal entre os melhores desempenhos ambientais da Europa. 

"Pelo impacto que temos na vida das pessoas, cabe-nos um dever acrescido de transparência na divulgação pública da estratégia e da prestação de contas.”
José Furtado, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal

O Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo AdP é um alinhamento e mobilização coletiva no sentido de acrescentar utilidade social, corresponder às exigências ambientais, obter ganhos de eficiência e superar os padrões de qualidade no âmbito dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, que são essenciais ao bem-estar, à saúde pública, ao ambiente, à economia e ao desenvolvimento sustentável.

A construção desta Estratégia desenrolou-se num processo colaborativo envolvendo os colaboradores do Grupo, refletindo a experiência pessoal e profissional dos seus especialistas, conhecedores do ciclo completo da água, das suas evoluções e necessidades. 

Começámos por identificar e interpretar as expectativas dos principais stakeholders e em seguida estruturámos uma abordagem ancorada em três eixos estratégicos focados nas Pessoas e Organização, no Cliente e Utilizador e no Ambiente e Sociedade e estabelecemos 12 desafios estratégicos que originaram cerca de 500 propostas de ação, vindos de todas as empresas do Grupo, o que expressa o elevado envolvimento e a perceção clara da importância de estabelecermos um rumo assumido e partilhado.

O Quadro Estratégico de Compromisso foi apresentado publicamente num encontro aberto a trabalhadores/as, parceiros institucionais, municípios, clientes, associações do setor e ambientais, entre outros stakeholders em novembro de 2020.

“Este compromisso coletivo tornará o Grupo Águas de Portugal 
mais coeso, mais robusto e de maior utilidade social.
José Furtado, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal


QUADRO ESTRATÉGICO DE COMPROMISSO DO GRUPO AdP
Webinar de Apresentação Pública  - 4 de novembro de 2020 (vídeo)
Nós AdP (vídeo)