O Valor da Água


A água é essencial à vida. É também um recurso fundamental a todas as atividades humanas, à saúde pública, ao desenvolvimento económico e à qualidade e bom funcionamento dos ecossistemas naturais. 

Temos consciência do seu real valor para a nossa sociedade e para o planeta? E será que a valorizamos quando a temos em abundância na nossa vida? 


Água é a força motriz do desenvolvimento sustentável

Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos/as é o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável e a água ocupa na Agenda 2030 um papel central e transversal a todos os ODS.

undefined
Segundo o Banco Mundial, sem melhorarmos a gestão dos recursos hídricos e assegurar o acesso global a serviços de qualidade de abastecimento de água e de saneamento, não será possível enfrentar com sucesso os grandes desafios do século XXI – desenvolvimento humano, cidades habitáveis, alterações climáticas, segurança alimentar e segurança energética. 

Efetivamente, sem água não há vida e ela é catalisadora do desenvolvimento nos três pilares do desenvolvimento sustentável: sociedade, ambiente e economia.

Assumimos este desafio de sustentabilidade

No Grupo Águas de Portugal cientes do impacto da atividade que desenvolvemos e ao concluir três décadas de existência, estamos empenhados em cumprir o nosso propósito de “Fazer a diferença na vida das pessoas”.

SOMOS EMBAIXADORES NA ALIANÇA ODS PORTUGAL

Na vanguarda da tendência mundial, integramos em 2016 a Aliança para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Portugal, da qual somos membro do Conselho Geral. Em 2017, tornamo-nos embaixador na Aliança para os ODS6 – Água potável e saneamento e ODS9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas. 

O Grupo Águas de Portugal apoia ainda o programa acelerador da concretização dos 17 ODS, sendo uma das 12 empresas portuguesas que integram os desafios do SDG Ambition na gestão do negócio. 


INTEGRAMOS OS ODS NA NOSSA ESTRATÉGIA DE AÇÃO

No âmbito do Quadro Estratégico de Compromisso (QEC) 2020-2022, fixámos o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas, ao prestar serviços públicos essenciais e ao propiciar as condições para um futuro em que o crescimento económico esteja alinhado com a responsabilidade ambiental, a justiça social e o bem-estar das pessoas, estabilizando ainda os desafios a endereçar, as prioridades, compromissos e ações prioritárias a desenvolver.

Alinhado com o QEC, em 2021 foi estabilizado o Compromisso de Sustentabilidade para a década, que norteia a nossa atividade e assume os ODS como referencial estratégico.


FAZEMOS A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS

O Grupo AdP contribui com o seu desempenho, criando um impacto positivo na saúde pública, na qualidade de vida das populações, no clima, no capital natural e no desenvolvimento de territórios cada vez mais sustentáveis. Sendo as nossas principais atividades o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais, direitos humanos universais, impactamos de forma significativa o combate às desigualdades sociais, económicas e ambientais, promovendo de forma indiscutível o cumprimento dos ODS.

Os nossos desafios na gestão do abastecimento e do saneamento passam por uma gestão eficiente do ciclo urbano da água em equilíbrio com os ciclos da natureza e pelo combate às alterações climáticas, tendo sempre presente os pilares da universalidade, continuidade, qualidade de serviço, eficiência e equidade de preços. Não deixamos ninguém para trás, mas temos a preocupação de equilibrar as necessidades das comunidades com o consumo dos recursos hídricos, garantindo a sustentabilidade do planeta a longo prazo.


DESPERTAMOS CONSCIÊNCIAS PARA O VALOR DA ÁGUA

Todas as manhãs nos levantamos, tomamos banho, fazemos café, puxamos o autoclismo, tudo isto com água. E nem perdemos tempo a pensar nisso. Mas, em todo o mundo, milhões de pessoas não podem fazer o mesmo, porque não têm junto das suas casas qualquer fonte de água potável nem instalações de saneamento. 

Com o objetivo de despertar consciências para esta realidade, o Grupo Águas de Portugal apoia a edição portuguesa do livro “O Valor da Água”, da autoria de Gary White e Matt Damon, fundadores da Water.org, lançada a 22 de março de 2023, Dia Mundial da Água. Este livro relata a história dos dois autores na procura de soluções para um dos maiores desafios mundiais: a crise global da água. Através da promoção do acesso à água, é possível contribuir para combater a pobreza, promover a saúde, o acesso à educação ou a igualdade de género, entre outros impactes positivos da água.


ESTABELECEMOS PARCERIAS COM IMPACTO

A água é um recurso partilhado por diversos utilizadores, pelo que a solução para a sua gestão sustentável reside numa abordagem multissetorial e integrada. O Grupo Águas de Portugal procura promover parcerias que contribuam para reduzir a pressão sobre a procura e reforçar a oferta disponível. Exemplo disso são os projetos de aplicação de água para reutilização, uma fonte alternativa de água que é segura para fins compatíveis, da rega agrícola, de campos de golfe e de espaços verdes urbanos a lavagens e utilizações industriais, entre outros, como o REUSE ou o AQUA VINI Sustentável.


MOBILIZAMOS TOD@S PARA A AÇÃO PELA ÁGUA

Todos e todas nós, nas rotinas do dia-a-dia e nas nossas decisões de consumo, podemos contribuir para preservar o recurso mais valioso, a água. No Portal da Água encontra informação sobre o valor da água e dicas simples de eficiência hídrica que podem implementar de forma rápida e simples no seu quotidiano.


PROMOVEMOS EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

O AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo AdP – Águas de Portugal para apoiar práticas pedagógicas participativas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dirigido a alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico pode também ser jogado em contexto escolar ou familiar.