CONQUISTÁMOS IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE SE TRADUZEM HOJE EM MAIS QUALIDADE DE VIDA

O ano de 1993 marca o arranque de uma verdadeira revolução no abastecimento de água e no saneamento de águas residuais em Portugal. Em resultado da integração na Comunidade Económica Europeia, foi possível implementar uma gestão empresarial, liderada pela Águas de Portugal em parceria com os municípios.

Através de soluções supramunicipais, que geraram economias de escala e permitiram uma utilização mais eficiente dos recursos, foi possível prosseguir os objetivos de melhorar a qualidade da água e os níveis de atendimento das populações colocando Portugal entre os melhores desempenhos ambientais da Europa comunitária. 

Hoje, as empresas do Grupo Águas de Portugal prestam serviços, direta ou indiretamente, em todo o território continental nos domínios do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais. E também operam na área das energias renováveis, em serviços partilhados e em mercados internacionais.

Tendo em vista garantir a todas as populações a continuidade, universalidade, qualidade e sustentabilidade na prestação destes serviços públicos essenciais, o Grupo prossegue a sua missão trilhando um caminho em direção a um futuro mais confiante e mais sustentável, sustentado pela excelência do serviço prestado, um elevado desempenho ambiental e o reforço da eficiência técnica, económica e financeira.

  • 1868


    Constituição da CAL – Companhia de Águas de Lisboa, concessionária do abastecimento de água à cidade de Lisboa até 1974, sendo então sucedida pela EPAL – Empresa Pública das Águas de Lisboa. Em 1991, a EPAL é transformada em sociedade anónima de capitais integralmente públicos, passando a denominar-se EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA. que, em 1993, é integrada no Grupo AdP.

  • 1993


    É constituída a Águas de Portugal, integrada no IPE – Investimentos e Participações do Estado, com a responsabilidade pelo desenvolvimento dos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais.

  • 1995


    Constituição das empresas concessionárias dos primeiros Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água (Cávado, Douro e Paiva, Barlavento Algarvio e Sotavento Algarvio). Criação do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Costa do Estoril e constituição da Sanest.

  • 1997


    Constituição da Aquapor, empresa vocacionada para a participação no mercado dos Sistemas Municipais e apoiar a intervenção do Grupo nos mercados internacionais, privilegiando os países de expressão portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

  • 2000


    Integração da Empresa Geral do Fomento (EGF) no Grupo AdP,  como sub-holding para a área dos resíduos. Criação dos primeiros Sistemas Multimunicipais integrados de água e saneamento e criação das respetivas concessionárias. Início do projeto de cooperação em Timor-Leste. Publicação do primeiro Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais (2000-2006)

  • 2001-2002


    É criada a AdP Internacional com a missão de gerir os negócios do Grupo fora do território nacional. É concluído o processo de desativação, encerramento e recuperação ambiental de cerca de 300 lixeiras pela EGF. São criados novos sistemas multimunicipais e respetivas empresas gestoras. É adquirido 55% do capital social da Aquasis.

  • 2005


    É publicada a Lei da Água, transpondo para a ordem jurídica nacional a Diretiva Quadro da Água. É também neste ano que Portugal vive uma situação de seca sem precedentes, colaborando a AdP no desenvolvimento e implementação de uma ampla campanha de sensibilização para a utilização racional da água e minimização dos efeitos da seca.

  • 2007


    Reorganização do Grupo AdP no sentido de uma focalização no gestão de Sistemas Multimunicipais de Água e Resíduos, iniciando-se a alienação da Aquapor e de outras empresas em atividades complementares em mercados internacionais. É publicado o novo Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais (2007-2013).

  • 2009


    É criado um novo modelo para a gestão integrada do ciclo urbano da água, assente na celebração de contratos de parceria entre o Estado e as autarquias, e estabelecidas as primeiras parcerias nas regiões de Aveiro e Alentejo, cuja gestão e exploração foi atribuída ao Grupo Águas de Portugal.

  • 2012


    É iniciado o processo de reorganização do setor das águas tendo em vista assegurar a continuidade, universalidade, qualidade e sustentabilidade na prestação destes serviços públicos essenciais, materializado num conjunto de reformas territoriais, organizacionais, de regulação e de financiamento.

  • 2014


    É apresentada a estratégia de reestruturação do setor das águas no âmbito da qual se insere um novo plano estratégico setorial para o período 2020 (PENSAAR 2020), um novo programa de apoio financeiro (POSEUR), o reforço da regulação económica, com um novo estatuto para a ERSAR e a lei da fatura detalhada, e a reorganização do Grupo AdP. É aprovado o processo de reprivatização da EGF.

  • 2015


    São criados os novos Sistemas Multimunicipais de Água e Saneamento do Norte, do Centro Litoral e de Lisboa e Vale do Tejo e as respetivas sociedades gestoras.

    É concluído o processo de venda do capital social da EGF.

  • 2016


    São aprovadas, em Assembleia Geral de acionistas, a criação de quatro empresas adicionais por cisão da Águas do Norte e da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, com base em critérios de eficiência, de equidade e de solidariedade entre sistemas.

  • 2017


    Entrada em operação das empresas Águas do Douro e Paiva, SIMDOURO, Águas do Tejo Atlântico e SIMARSUL.


    Alienação da participação remanescente (5%) no capital social da EGF.

  • 2018


    Celebraram-se os 25 anos da Águas de Portugal


    Realizou-se um estudo para avaliar as Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água, cujos resultados serviram de base à campanha de sensibilização para o valor da água, lançada em setembro. "Água com um Pingo de Conciência" promoveu, através de diversas ações, a utilização racional e eficiente da água.

    O Grupo AdP inaugurou o Centro de Educação Ambiental "Água a 360º" na sua sede, em Lisboa. Neste espaço desenvolvem-se diferentes atividades focadas no valor da água, nas suas diferentes dimensões, com recurso a instrumentos inovadores para fomentar o envolvimento e a aprendizagem lúdica dos visitantes.

    Alienação da participação de 55% no capital social da Aquasis.

  • 2019


    As faturas das empresas do Grupo AdP com serviço direto ao consumidor final passaram a indicar o consumo de água em litros visando promover a consciência acerca do consumo de água e sensibilizar para o seu uso racional.

    Estabelecimento da parceria entre o Estado Português e sete Municípios para a criação do Sistema de Águas do Alto Minho e atribuição da sua exploração e gestão à nova empresa do Grupo AdP, a AdAM - Águas do Alto Minho, S.A.

    Atribuição da gestão de três barragens a empresas do Grupo AdP (Azibo, Apartadura e Odeleite-Beliche) com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º160/2019, de 24 de outubro.

  • 2020


    Definição do Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo AdP para o triénio 2020 – 2022. 

    Lançamento do Programa ZERO visando atingir a neutralidade energética nas operações nacionais e internacionais do Grupo AdP, com produção de energia 100% renovável, até 2030.

    Reorganização do Centro Corporativo do Grupo AdP e reconversão da empresa de prestação de serviços partilhados para AdP Valor, assumindo por missão impulsionar a inovação estratégica e a economia circular. 

  • 2021


    Estabelecimento da produção e fornecimento de Água para Reutilização (ApR) como uma atividade principal de serviço público essencial.

    Conclusão do projeto-piloto Covidetect com vista à criação de um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2 nas águas residuais para contribuir para melhorar a resposta face a eventuais novos surtos da doença.

    Lançamento da Estratégia de Inovação 360º, assumindo a inovação como vetor de agilização e aceleração do Compromisso do Grupo AdP para a década e definindo o caminho do Grupo AdP na evolução de paradigma necessária para responder aos novos desafios societais.

    Sistematização do Compromisso de Integridade do Grupo AdP, reforçando o modelo de governação assente nos mais elevados padrões éticos, na transparência, responsabilidade e na excelência das práticas de gestão pública.


  • 2022


    Apresentação do Compromisso de Sustentabilidade, do Grupo AdP, onde se fixam as ambições em linha com os princípios de eficiência, inovação e qualidade de serviço, no quadro de responsabilidade empresarial, ambiental e social estabelecido no rumo estratégico.