COMPROMISSOS


UN Global Compact, a maior iniciativa de responsabilidade empresarial à escala mundial que determina dez princípios que envolvem os Direitos Humanos e do Trabalho, Proteção do Ambiente e Mecanismos Anticorrupção. A Águas de Portugal é signatária do United Nations Global Compact assumindo o compromisso de que as suas estratégias e políticas empresariais respeitam integralmente os princípios do Pacto Global. Mais info aqui.

Aliança para os ODS, com o objetivo de dinamizar a contribuição do Setor Empresarial português para a implementação da Agenda 2030 da ONU e em particular dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Grupo AdP integrou a Aliança para os ODS desde a primeira hora, estando inclusivamente representado por Fátima Borges, Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, como embaixadora no ODS 6 – Água Potável e Saneamento. Somos membros da rede Portuguesa GCNP Global Compact Network Portugal fazendo parte do Conselho Geral. Mais info aqui.

Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da União Europeia, com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. Mais info aqui.

iGen – Fórum Organizações para a Igualdade

Business Ambition for 1.5ºC, iniciativa da United Nations Global Compact que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Mais info aqui.

Guia do CEO sobre Direitos Humanos, lançado em Portugal pelo BCSD Portugal, neste Guia empresários e gestores lançam o desafio aos seus pares para uma maior ambição na promoção dos direitos humanos nas suas organizações e na sua cadeia de valor, indo para além da gestão de risco e do cumprimento dos quadros legislativos e regulatórios, na busca de transformações positivas na vida das pessoas. Mais info aqui.

Joint Statement on the Right to Sanitation, iniciativa lançada por um conjunto de entidades europeias, com a qual se pretende que a Comissão Europeia introduza disposições legais, na revisão da Diretiva do Tratamento Urbano de Águas Residuais, que garantam o melhor acesso possível a serviços de saneamento para todo o Continente Europeu, em consonância com as disposições de direitos humanos.

Meta Nacional para a Igualdade de Género, uma iniciativa da UN Global Compact Network Portugal no âmbito do programa Taget Gender Equality, reiterando o objetivo de promoção da igualdade de tratamento e de oportunidades e da participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais. O Grupo AdP está entre as oito empresas bandeira portuguesas que lideram o objetivo de alcançar 40% de mulheres em cargos de decisão até 2030. Mais info aqui.

Rumo à COP26, manifesto do BCSD Portugal, que destacou um conjunto de objetivos de grande relevância para a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), salientado o papel decisivo que as empresas podem ter na ação, não só pelos impactos das suas cadeias de valor, mas sobretudo pelo seu potencial de investimento, conhecimento e inovação.

United Nations Global Compact Sustainable Ocean Principles, uma iniciativa da UN Global Compact para comprometer as empresas e instituições a avaliar o seu impacto no oceano e a integrar a sustentabilidade oceânica na sua estratégia geral. Mais info aqui.

ENIPSSA – Estratégia Nacional para Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo

Código VIH Empresas