COMPROMISSOS


undefined

UN Global Compact, a maior iniciativa de responsabilidade empresarial à escala mundial que determina dez princípios que envolvem os Direitos Humanos e do Trabalho, Proteção do Ambiente e Mecanismos Anticorrupção. Todas as empresas do Grupo Águas de Portugal são signatárias do United Nations Global Compact assumindo o compromisso de que as suas estratégias e políticas empresariais respeitam integralmente os princípios do Pacto Global. Mais info aqui.

Meta Nacional para a Igualdade de Género, uma iniciativa da UN Global Compact Network Portugal no âmbito do programa Taget Gender Equality, reiterando o objetivo de promoção da igualdade de tratamento e de oportunidades e da participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais. O Grupo AdP está entre as oito empresas bandeira portuguesas que lideram o objetivo de alcançar 40% de mulheres em cargos de decisão até 2030. Mais info aqui.

Business Ambition for 1.5ºC, iniciativa da United Nations Global Compact que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Mais info aqui.

United Nations Global Compact Sustainable Ocean Principles, uma iniciativa da UN Global Compact para comprometer as empresas e instituições a avaliar o seu impacto no oceano e a integrar a sustentabilidade oceânica na sua estratégia geral. Mais info aqui.



undefined

Aliança para os ODS, com o objetivo de dinamizar a contribuição do Setor Empresarial português para a implementação da Agenda 2030 da ONU e em particular dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Grupo AdP integrou a Aliança para os ODS desde a primeira hora, estando inclusivamente representado por Fátima Borges, Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, como embaixadora no ODS 6 – Água Potável e Saneamento. Somos membros da rede Portuguesa GCNP Global Compact Network Portugal fazendo parte do Conselho Geral. Mais info aqui.



undefined

Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da União Europeia, com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. Mais info aqui.




undefined

iGen
O iGen – Fórum Organizações para a Igualdade, criado em 2013, é composto por 73 organizações, nacionais e multinacionais, dos setores público, privado e da economia social, que operam em Portugal e representam, no seu conjunto, cerca de 2% do PIB português.
O Grupo AdP assume, assim, o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego.




undefined

Código VIH Empresas 
A Águas de Portugal foi uma das empresas pioneiras na adesão ao código de conduta “Empresas e HIV”, promovido pela Plataforma Laboral contra a sida. Em 2009 foi dado um passo relevante, através do envolvimento de todas as empresas do Grupo.
Esta iniciativa representa um importante contributo para a resposta à infeção pelo HIV, no local de trabalho, nomeadamente nas vertentes da não discriminação, da prevenção e do acesso ao tratamento.
 
 

undefined

Guia do CEO sobre Direitos Humanos, lançado em Portugal pelo BCSD Portugal, neste Guia empresários e gestores lançam o desafio aos seus pares para uma maior ambição na promoção dos direitos humanos nas suas organizações e na sua cadeia de valor, indo para além da gestão de risco e do cumprimento dos quadros legislativos e regulatórios, na busca de transformações positivas na vida das pessoas. Mais info aqui.

Rumo à COP26, manifesto do BCSD Portugal, que destacou um conjunto de objetivos de grande relevância para a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), salientado o papel decisivo que as empresas podem ter na ação, não só pelos impactos das suas cadeias de valor, mas sobretudo pelo seu potencial de investimento, conhecimento e inovação.




undefined

Pacto para a Saúde Mental 
O Center for Responsible Business & Leadership vem agora lançar um Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, no qual desafia as organizações a assumirem a sua responsabilidade em adotar medidas, de forma a mitigar os problemas colocados pela fragilidade da saúde mental em ambientes de trabalho, com foco nos seguintes compromissos, que requerem ação imediata ao nível de cada empresa. 



Joint Statement on the Right to Sanitation, iniciativa lançada por um conjunto de entidades europeias, com a qual se pretende que a Comissão Europeia introduza disposições legais, na revisão da Diretiva do Tratamento Urbano de Águas Residuais, que garantam o melhor acesso possível a serviços de saneamento para todo o Continente Europeu, em consonância com as disposições de direitos humanos.



ENIPSSA – Estratégia Nacional para Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo