Reguladores dos serviços de águas africanos reúnem em Lisboa


Um grupo de altos dirigentes de reguladores de 11 países de África reuniu-se entre 17 a 21 de julho no 2º Retiro de Lisboa para Reguladores dos Serviços de Águas, numa organização da Lis-Water a pedido da rede de reguladores de água e saneamento de África Oriental e Austral (ESAWAS), à semelhança da iniciativa anterior com dirigentes de reguladores sul americanos.

Os reguladores de África do Sul, Angola, Burundi, Lesoto, Malawi, Moçambique, Quénia, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia visitaram a ERSAR e operadores de referência dos diferentes modelos de gestão da água, incluindo estatal, municipal e privada em Portugal. 

Num workshop organizado a 19 de julho nas instalações da Fábrica de Água de Alcântara da Águas do Tejo Atlântico tiveram oportunidade de conhecer o Grupo AdP e a evolução do setor em Portugal, tendo sido focados temas relativos ao tratamento e reutilização de águas residuais, a circularidade e valorização orgânica e a gestão de lamas de ETAR. Nesta sessão foram também apresentadas a estratégia de neutralidade energética e carbónica do Grupo AdP, consubstanciada nos programas ZERO, que visa reduzir consumos energéticos e aumentar produção própria de energia 100% renovável, e NEUTRO, este último incluindo uma ferramenta de suporte de inventário de gases de efeito estufa, e o Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas.

O programa incluiu ainda a visita ao Museu da Água, para o grupo conhecer a história da água em Lisboa e ao Centro de Comando Central da EPAL.


Publicado a: 27 de Julho de 2023