Grupo Águas de Portugal celebra o Dia Mundial da Água


Para assinalar o Dia Mundial da Água, as empresas do Grupo Águas de Portugal dinamizaram iniciativas e atividades dirigidas a diversos públicos mas com um objetivo comum: sensibilizar para o valor da água nas suas diferentes dimensões. 

O Grupo Águas de Portugal, no âmbito da sua estratégia de educação para o desenvolvimento sustentável, tem por objetivo sensibilizar e educar para o valor da água enquanto recurso essencial à vida e a todas as atividades humanas. 

Para assinalar o Dia Mundial da Água, foram dinamizadas várias iniciativas, de norte a sul do país. A nível nacional:

- Num evento online, foi apresentada a estratégia “Inovação 360º do Grupo Águas de Portugal”, que destaca a importância e a necessidade da aceleração da inovação em rede, o reforço da resiliência, da qualidade e da eficiência das nossas operações e o desenvolvimento de novas áreas de negócio e produtos para dar resposta aos atuais desafios ambientais e societais. Se não assistiu, pode assistir aqui.

- Ciclo de conferências online “A última gota”, promovido pelo Grupo Águas de Portugal e pelo Pavilhão do Conhecimento. Nesta ação de sensibilização especialmente dirigida a escolas, investigadores e especialistas abordaram cinco desafios relacionados com a disponibilidade e gestão de água em Portugal, desafiando os mais jovens a questionarem-se e a fazerem parte da solução. 

- Lançamento da nova versão do AQUAQUIZ, com novas funcionalidades. Considerando que há cada vez maior necessidade de recorrer a instrumentos de ensino virtuais, foi desenvolvida uma funcionalidade para tornar possível jogar o tabuleiro virtual “todos juntos” em sala de aula (presencial) ou “à distância” em qualquer local, entre amigos ou familiares (não presencial). O AQUAQUIZ é um jogo pedagógico sobre o valor da água, em formato de quiz, concebido pelo Grupo AdP para alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Constitui uma das ferramentas que disponibilizamos para apoiar práticas pedagógicas participativas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Experimente aqui.

- Campanha H2OFF que lançou o desafio ao país para fechar a torneira durante uma hora, entre as 22 e 23 horas, de dia 22 de março. Esta iniciativa tem por objetivo promover a mudança de comportamentos, apelando à consciência sobre o uso correto e eficiente da água. Esta campanha, promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA), foi amplamente divulgada pelos canais de comunicação das empresas do Grupo AdP, desafiando a participação de escolas, municípios e população em geral.

Regionalmente, nas suas áreas de atuação, as empresas do Grupo também comemoraram o Dia Mundial da Água com ações de sensibilização para o valor da água.

A Águas do Alto Minho realizou um webinar para os trabalhadores e trabalhadoras onde foram abordados e apresentados temas relevantes sobre o setor da água.

A Águas do Norte proporcionou uma viagem interativa e muito animada, pelas estações de tratamento de água e de águas residuais (ETA e ETAR), em diversas oficinas realizadas para alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Durante esta viagem, os jovens puderam observar uma amostra de água doce, através de um microscópio, conhecendo as diferentes famílias de microorganismos existentes na água e a importância destes seres vivos para o equilíbrio dos ecossistemas naturais. Durante estas sessões, maioritariamente online, foi também destacada a importância que o comportamento e o contributo de cada um de nós pode fazer a diferença na preservação dos recursos hídricos.

A Águas do Centro Litoral apostou em visitas virtuais para dar a conhecer as Estações de Tratamento de Água (ETA) e perceber como é feito o tratamento da água consumo humano. Disponível aqui.

Para além de participar no ciclo de conferências online “A última gota”, respondendo ao desafio “Podemos Fabricar Água?”, a Águas do Tejo Atlântico realizou outras ações de sensibilização por videoconferência para alunos de agrupamentos escolares de Cascais, Loures e Lourinhã, inaugurou a exposição junto aos rios Real e Arnóia, em Óbidos, no âmbito do Projeto Peixes Nativos e, no âmbito do projeto O Mar começa aqui, da ABAE, promoveu a pintura de sargetas por alunos, no Parque Adão Barata, em Loures, com a inauguração da exposição “Já perguntou o que acontece quando carrega neste botão?”.

A EPAL participou no webinar promovido pelo ISEL dedicado aos “Hábitos de consumo de Água da Torneira” e apoiou o site da ZERO “aguadatorneira.pt – a bebida preferida!”, que visa incentivar cidadãos e entidades/empresas a aderirem de forma visível à prática do consumo da água da torneira. Neste dia, lançou ainda o 4º livro de receitas de águas aromatizadas “Torne a sua água da torneira ainda mais irresistível”.

A SIMARSUL associou-se também a um conjunto de iniciativas de âmbito nacional, alertando também para o papel das ETAR na sustentabilidade dos recursos hídricos da região em que opera e o seu contributo na economia circular.

A Águas do Algarve apoia a 1ª edição do Concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, que tem por objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares da região, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente, lançado neste dia. 


Publicado a: 23 de Março de 2021