Grupo AdP em destaque no ENEG 2019


Os prémios Tubos de Ouro, uma iniciativa integrada no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG), distinguiram três empresas do Grupo Águas de Portugal por ações no âmbito da responsabilidade social, da comunicação e educação ambiental e na estratégia de adaptação às alterações climáticas.

A EPAL recebeu o galardão de “Melhor Ação de Responsabilidade Social” para o projeto “Água potável para Moçambique”, referente à intervenção em Moçambique na sequência do Ciclone Idaí, no âmbito da qual foi doada uma Estação de Tratamento de Água móvel que permitiu o acesso a água potável a mais de 3.000 pessoas da cidade da Beira. 

undefined

A Águas do Tejo Atlântico ganhou o Tubo de Ouro para “Melhor ação de Comunicação e Educação Ambiental” com o projeto “VIRAr conceitos e mentalidades”, uma iniciativa que visa demonstrar que a água residual tratada pode ser reutilizada com fonte alternativa. O projeto assentou no fabrico da cerveja artesanal VIRA utilizando água reciclada (água+). 

undefined

Na categoria “Melhor Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas/ Economia Circular”, o júri deliberou atribuir menções honrosas aos três projetos participantes a concurso: Águas do Douro e Paiva - “Interligação dos sistemas na Águas do Douro e Paiva”; Águas do Tejo Atlântico - “Fábricas de Água” e “água+”; EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres - “Água: circular por natureza - olhar o consumo de uma nova forma”.

Também a Águas do Norte foi distinguida, com uma menção honrosa na categoria "Melhor Estratégia de Reabilitação e Renovação de Ativos".

ENEG 2019

O ENEG é o maior encontro de entidades do setor e realiza-se a cada dois anos. A edição de 2019 decorreu de 19 a 22 de novembro, em Ílhavo, tendo recebido mais de 630 participantes.

As empresas do Grupo AdP estiveram representados nos diferentes painéis e mesas redondas, com um total de mais de 80 comunicações e participações.

Além dos painéis e mesas redondas temáticos, este evento integra também visitas técnicas, que este ano incluíram a ETAR de Ílhavo, da Águas do Centro Litoral, e uma área de exposição.

Na área de exposição, o espaço do Grupo Águas de Portugal acolheu diferentes iniciativas das empresas, designadamente a apresentação de campanhas de sensibilização para não deitar lixo nos esgotos e para a importância do tratamento de águas residuais e ainda para a consciencialização da existência da água reciclada como alternativa mais sustentável para usos não potáveis. 

No primeiro dia do ENEG, coincidindo com o Dia Mundial do Saneamento (19 de novembro), foram apresentadas a campanha “Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto", uma iniciativa da Águas do Centro Litoral, desenvolvida em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que tem por objetivo sensibilizar a população sobre o que não deve colocar no esgoto.

 undefined

Também para assinalar a data, a Águas do Tejo Atlântico lançou o livro “A incrível viagem do Cocó”, no qual se destaca, de forma simples e divertida, o percurso do que segue pelo cano de esgoto e a importância do tratamento das águas residuais na prevenção da poluição dos rios e dos mares.

 undefined

A Águas do Tejo Atlântico lançou ainda a campanha #somostodosursos, que integra um alerta para o risco que os habitats de todas as espécies correm em consequência do uso ineficiente da água e destaca as vantagens da utilização da água tratada nas ETAR (água+) em usos não potáveis como lavagem de ruas, rega de espaços verdes e usos industriais ou agrícolas.

undefined

 
A EPAL apresentou as suas soluções Wone e Billmeter, o projeto Refill e ainda demonstrou a sua aplicação H2O Quality.





Publicado a: 22 de Novembro de 2019