AdRA: 10 anos em permanente inovação
A AdRA - Águas da Região de Aveiro está em atividade há uma década e uma das marcas do seu percurso está na inovação.
A empresa procura diariamente avançar no sentido de melhorar o seu serviço, que se quer ágil e eficaz.
Em 10 anos, uma das conquistas mais relevantes foi a grande redução de 50% das perdas de água na rede.
A inovação ao serviço da redução de perdas
A inovação tem sido uma constante no percurso da AdRA, que mantém parcerias com outras entidades, como municípios e universidades. Exemplo é o desafio do município de Aveiro – Aveiro STEAM City, que permitiu o desenvolvimento e aplicação da solução ARGIS, um projeto pioneiro de realidade aumentada para gestão da rede.
Resultado deste investimento é o reconhecimento dos projetos, como o lugar alcançado entre os três finalistas do Altice Inovation Awards e os dois prémios Inovação do Grupo AdP, em 2018 e 2020.
A inovação é, de resto, o motor para a evolução da operação da empresa, que possui, em km de condutas, a maior rede de abastecimento a nível nacional.
Em 2013 foi concluído o mapeamento de toda a rede integrada de 10 municípios e a análise permitiu concluir que as perdas de água ao longo da rede ascendiam aos 40%. Entrou em marcha o projeto de eficiência que previa a redução das perdas para metade até 2023. No âmbito deste projeto, foi cumprida a meta traçada logo em 2020: a redução das perdas caiu para 20%, três anos antes do previsto.
Mais de 100 milhões de investimento em 10 anos
Desde o seu arranque, em 2011, a AdRA já investiu mais de 100 milhões de euros em novas redes, ascendendo a 124 milhões de investimento total.
Diariamente a AdRA providencia o serviço de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais a mais de 300 mil pessoas e empresas da região.
Sendo a AdRA uma empresa relevante na região onde opera, o seu grande objetivo é ser a entidade gestora referência a nível nacional quanto à excelência dos seus sistemas de abastecimento e de saneamento.
Publicado a: 23 de Fevereiro de 2021