Intervenção na Barragem de Pretarouca aumenta capacidade útil da albufeira


A capacidade da albufeira de Pretarouca vai ser aumentada em 30%, permitindo disponibilizar mais água e criar uma reserva para apoio regional em situações de seca prolongada.
O concurso público para a obra acaba de ser lançado e tem previsto um investimento total de 1,5 milhões de euros.

A instalação de duas comportas com 2 metros de altura útil no descarregador de cheias da Barragem de Pretarouca, localizada no concelho de Lamego, vai permitir aumentar a capacidade da albufeira em 30% (para 4 160 000 m3), criando assim uma reserva para apoio regional em situações de seca prolongada.

A obra tem um prazo de execução de 6 meses e prevê duas opções alternativas:
  • Instalação de Comportas de Charneira do Tipo “Obermeyer”, cuja manobra é realizada por insuflação/desinsuflação de almofadas de borracha colocadas sob as comportas através do uso de ar comprimido.
  • Instalação de Comportas de Segmento, que são constituídas por um tabuleiro semicircular, correspondente a um segmento de um cilindro, sustentado por braços radiais que transmitem a pressão hidráulica a maciços de betão fixos. O acionamento é feito por meio de servomotores.

Em ambas as opções, a instalação das novas comportas implicará adaptação da construção civil existente.

Dado que as obras a realizar são feitas sobre o descarregador de cheias da barragem, estas deverão decorrer num período em que a probabilidade de ocorrência de uma cheia seja baixa, idealmente no período estival.

A barragem de Pretarouca localiza-se no rio Balsemão, no concelho de Lamego, e assegura atualmente o abastecimento urbano aos concelhos de Tarouca, de Lamego e de Resende, pertencentes à área de intervenção da empresa Águas do Norte, do Grupo Águas de Portugal.


Publicado a: 25 de Fevereiro de 2019