Plano de contingência COVID-19
As empresas do Grupo AdP - Águas de Portugal estão preparadas, quer no âmbito dos Planos de Contingência para o COVID-19, quer nos planos operacionais e de emergência para gerir os riscos e as contingências inerentes a este tipo de situação, de forma a garantir o abastecimento de água e o tratamento das águas residuais de forma segura e fiável.
Em todas as empresas foi desenvolvido e implementado um Plano de Contingência no âmbito da infeção pelo novo coronavírus COVID-19, elaborado de acordo com a Orientação n.º 006/2020 de 26/02/2020, da Direção Geral da Saúde, que integra medidas excecionais de gestão de risco para garantir a segurança e a fiabilidade dos serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais.
Os planos de contingência para o COVID-19 determinam os recursos humanos e meios técnicos que são críticos para assegurar estes serviços essenciais, designadamente trabalhadores e postos de trabalho, condições de trabalho no local habitual ou à distância, assim como os meios e recursos informáticos, entre outros. Estes planos definem também a participação dos Prestadores de Serviços e Fornecedores regulares e identificam as necessidades de materiais/produtos e eventuais aumentos temporários de reservas para obviar eventuais dificuldades na cadeia de fornecimento habitual.
Estes planos de contingência também integram procedimentos visando garantir uma resposta eficaz na minimização do impacto de potenciais riscos para a saúde dos nossos trabalhadores e trabalhadoras, nomeadamente a possibilidade de recurso a trabalho remoto, nos casos aplicáveis, e medidas de prevenção e controlo para minimizar o risco de transmissão de infeção para aqueles/as cujas funções requerem a sua presença física no local de trabalho. Nestes casos, a organização do trabalho é feita de forma a minimizar os riscos de contágio, nomeadamente, e entre outros exemplos, através da organização de turnos sem contacto pessoal, reforço de higienização dos postos de trabalho, constituição de equipas de reserva em isolamento para substituição em casos de necessidade, reforço dos meios de atendimento à distância em detrimento do atendimento presencial, regras de ocupação dos espaços de atendimento presencial, etc.
Todos os trabalhadores e trabalhadoras foram informados e sensibilizados para a adoção dos imprescindíveis comportamentos individuais de higiene pessoal e de conduta social, quer em situação de trabalho quer na vida pessoal.
No que respeita ao atendimento aos nossos clientes, foi dada preferência ao atendimento via telefone e online, com definição de regras específicas para o atendimento presencial, nos casos em que tal é imprescindível.
Estamos cientes da nossa responsabilidade e os nossos trabalhadores e trabalhadoras estão empenhados em dar o seu melhor para garantir a continuidade dos serviços que prestamos às populações e às outras atividades essenciais.
Pedimos a colaboração de todos neste objetivo comum!
Qualquer questão relativa a este assunto deve ser remetida para: ggg@adp.pt
Publicado a: 18 de Março de 2020