Gestão integrada de fogos florestais partilhada em ciclo de webinars
Promover a partilha de experiências sobre a gestão integrada de fogos florestais, nomeadamente sobre o comportamento do fogo num contexto de alterações climáticas, as suas consequências e adaptação das comunidades humanas aos seus impactos é o objetivo do primeiro de um ciclo de webinars promovido pelo projeto PyroLife.
O PyroLife é um projeto global integrado de formação em fogos florestais coordenado pela universidade holandesa Wageningen University & Research e financiado pela União Europeia que junta a experiência de especialistas de 13 países europeus, envolvendo 21 parceiros internacionais, entre universidades e agentes públicos e privados.
No âmbito deste projeto, os diferentes países partilham conhecimentos na área da gestão dos recursos hídricos, visando aumentar a resiliência dos territórios e preparar as comunidades para lidar com os fogos, sendo a experiência dos países do sul da Europa usada para compreender e prever fogos florestais nos países do norte da Europa.
Portugal participa no Pyrolife através da Águas de Portugal e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Entre 3 de junho e 22 de julho serão dinamizados oito webinars no âmbito deste projeto, com apresentações de temas diversos, desde a preparação dos terrenos ao impacto dos fogos nas massas de água, feitas por técnicos envolvidos no projeto, e debate.
Este ciclo de webinars visa continuar a promover a partilha de experiências entre os técnicos dos 13 países envolvidos, assim como difundir ao público em geral as conclusões dos trabalhos já realizados, no contexto do projeto.
Publicado a: 03 de Junho de 2020