Sensibilização para a importância do saneamento


O Dia Mundial do Saneamento, que se comemora a 19 de novembro, visa lembrar que a água e o saneamento básico são direitos humanos e que a privação destes serviços constitui uma ameaça à saúde, à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico e social. 

O Grupo AdP tem por objetivo contribuir ativamente para a prossecução de atividades fortemente orientadas para uma educação mais consciente, que possa fomentar a adoção de comportamentos mais sustentáveis, contribuindo para a literacia ambiental e destacando o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para celebrar este dia, as empresas do Grupo AdP realizam ações de educação para a sustentabilidade em torno desta temática, destacando a problemática do lixo que é deitado indevidamente para o esgoto ou para o chão, comprometendo o correto funcionamento das ETAR, a proteção ambiental e a saúde pública.

“Não deite tudo por água abaixo” é o mote da campanha da Águas do Norte, alertando que lixo como cotonetes, toalhitas, cabelos, máscaras, pensos, entre outros não devem ser colocados na sanita. Esta mensagem será veiculada através de diferentes canais de comunicação – offline e online -, tais como anúncios de imprensa, cartazes, outdoors, infomails, decoração de viaturas que operam na área do saneamento e publicações nas redes sociais.

A Águas do Centro Litoral celebra na zona ribeirinha do município de Águeda com a recriação de um aquário gigante com elementos alusivos à fauna e flora da região. Esta pintura, que vai transmitir a sensação de caminhar dentro de água, integra-se na parceria com a ABAE na implementação do projeto “O Mar Começa Aqui”, que visa a sensibilização da comunidade para a preservação da qualidade ambiental. Também em Águeda alguns alunos vão realizar uma pintura de sarjeta, sensibilizando de forma artística para a conservação das espécies e para a preservação das áreas de escoamentos pluviais. Mais informação.

A Águas da Região de Aveiro também vai assinalar a efeméride com uma campanha regional que destaca a importância do saneamento e da preservação ambiental, sensibilizando para a não colocação de máscaras descartáveis na sanita ou no chão, com reforço nomeadamente através de spots publicitários na rádio local.

A EPAL e a Águas do Vale do Tejo vão realizar uma aula de sensibilização a duas turmas do 3º ciclo de uma escola de Marvão para dar a conhecer mais sobre a atividade de saneamento mostrando como funciona uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais bem como clarificar o seu papel no ciclo urbano da água e os resíduos que não devem ser deitados no esgoto.

O Museu da Água, da EPAL, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico, conta como é "A Incrível Viagem do Cocó", uma história que explica aos mais pequenos o que acontece depois de puxarmos o autoclismo. Esta sessão decorre às 18h00, em direto, na página de Facebook do Museu da Água.

“Já se perguntou o que acontece quando carrega neste botão?” e "Para onde não devem ir..." os cabelos, cotonetes, toalhetes, ganchos, pensos, plásticos e outros resíduos são as campanhas que a Águas do Tejo Atlântico tem em curso. Neste dia vão reforçar a mensagem através de vários canais de comunicação, nomeadamente, nas redes sociais da empresa onde será lançado um desafio, promovendo a adoção de boas práticas ambientais de forma a melhorar a “relação” das pessoas com as sanitas. Parelelamente, e integrada no projeto Eco-Escolas será realizada uma sessão de sensibilização por videoconferência, dirigida aos mais novos do município de Vila Franca de Xira, sobre o destino da água usada, o papel da Tejo Atlântico na economia circular e a preservação dos recursos hídricos. Outra iniciativa a realizar, em parceria com os SMAS de Torres Vedras, é a pintura de uma sargeta junto à Escola Secundária Henriques Nogueira pelo graffiter Marcelo Gomes, concluindo os trabalhos de pintura de sargetas, iniciados no Dia Nacional do Mar, no âmbito do Projeto “O mar começa aqui” da ABAE.

A SIMARSUL vai lançar a campanha “Seja um Superamigo. Lixo no Esgoto Não!” na região da Península da Setúbal para alertar para as influências indevidas, mostrando quais as consequências de não separarmos o lixo. Conta com uma exposição itinerante, inaugurada a 19 de novembro no RioSul Shopping, que é composta por 12 planos, suportados por fotografia real, e que contam a história de monstros combatidos por heróis do esgoto. Assista aqui à apresentação da campanha, dia 19 de novembro às 10h00.

A sul do País, a Águas do Algarve alerta, através das redes sociais, para os cuidados a ter com o que se deita para a sanita, com o mote “Sanita, não é caixote do lixo”.



Publicado a: 18 de Novembro de 2020