Empresas do Grupo AdP reforçam investimento no saneamento


As empresas Águas do NorteÁguas do Alto MinhoÁguas da Região de Aveiro e AgdA – Águas Públicas do Alentejo vão realizar investimentos importantes na área do saneamento visando melhorar a qualidade das massas de água e aumentar a cobertura e a qualidade dos serviços.

Na área dos 8 municípios abrangidos pelo Sistema de Águas da Região do Noroeste, gerido pela Águas do Norte, serão construídos cerca de 94 km de redes de saneamento de águas residuais, 1 ETAR e 21 Estações Elevatórias, permitindo a otimização e o alargamento do serviço de recolha e tratamento de águas residuais a mais de 6,5 mil habitantes de oito concelhos abrangidos pelo sistema.

O investimento a efetuar pela Águas do Alto Minho tem um valor total de 8 milhões de euros destinado à construção de 72 km de rede de saneamento, beneficiando cerca de quatro mil habitantes e duas mil habitações, no sete municípios da parceria pública para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais na região do Alto Minho.

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo irá avançar com a construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, representando um investimento de 3,5 milhões de euros. Esta empreitada articula-se com o projeto “Intervenções para reabilitação e proteção da captação de Ermidas-Sado e intervenções integradas multissetoriais em albufeiras com origens de água para abastecimento público” da empresa.

Estas intervenções, a executar até final de 2023, serão financiadas através do Programa COMPETE, ao abrigo do REACT-EU, cujos contratos foram assinados numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Ambiente. 


Publicado a: 10 de Fevereiro de 2022