AgdA conclui Sistema de Monte da Rocha

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo acaba de assinar a consignação da empreitada que vai permitir a conclusão do Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha, que serve uma das áreas do Alentejo historicamente mais atingidas pela escassez de água, situação que se tem vindo a agravar nos últimos anos.

A obra compreende os trabalhos de construção dos eixos secundários da adução ao eixo Almodôvar e Mértola sudoeste, no valor de 2.191.004,86 euros, com um prazo de execução de 365 dias. Desta forma, as freguesias de Santa Cruz, em Almodôvar e São Miguel do Pinheiro e São Sebastião dos Carros, em Mértola, passarão a ser abastecidas com água proveniente da Albufeira de Monte da Rocha.

A concretização do Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha resultará num investimento total na ordem dos 33 milhões de euros que tem vindo a ser executado pela AgdA desde 2010, no âmbito dos quadros comunitários de apoio POVT e POSEUR, estando 4,7 milhões de euros em curso e previstos completar no corrente ano.

O Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha, a ligar ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva previsivelmente entre o final de 2023 e o início de 2024, serve uma população residente total de 18 mil habitantes residentes, tendo implicado a reabilitação e ampliação da estação de tratamento de água em termos de capacidade e processo de tratamento e a construção de 202 quilómetros de condutas, de 18 reservatórios, dos quais 17 são novos e 1 reabilitado, e de 11 estações elevatórias, das quais 10 são novas e uma reabilitada.

Esta concretização reveste-se da maior importância, uma vez que responde a um dos desafios que enfrenta o Grupo Águas de Portugal, que é a escassez de água em diferentes regiões do país, sendo o Alentejo uma prioridade. As empresas do Grupo AdP têm procurado dotar os seus sistemas de uma maior resiliência, através do reforço das origens de água existentes e da ligação entre sistemas.

Publicado a: 01 de Fevereiro de 2021