Prémios Verdes são entregues no Dia Mundial do Ambiente


No próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, na Fábrica da Água de Alcântara, em Lisboa, às 16h30, realiza-se a cerimónia de entrega da 1.ª edição dos ‘Prémios Verdes’, uma iniciativa do Grupo Águas de Portugal e da revista VISÃO, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Os ‘Prémios Verdes’ destinam-se a premiar as pessoas, empresas e organizações que, em Portugal, implementam ações e medidas com boas práticas na área do ambiente, perante a atual conjuntura de emergência climática.

A cerimónia de entrega dos ‘Prémios Verdes’ conta com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e é encerrado com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os vencedores dos Prémios Verdes Visão/Águas de Portugal são escolhidos por um júri formado por sete elementos: Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS); Sofia Santos, especialista em Sustentabilidade Corporativa e Finanças Climáticas e fundadora da Systemic; Viriato Soromenho Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Catarina de Albuquerque, presidente executiva da Sanitation and Water for All (Saneamento e Água para Todos); Pedro Matos Soares, investigador principal no Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; José Furtado, presidente do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal e Mafalda Anjos, Diretora da revista VISÃO, publisher da Trust in News e comentadora na CNN Portugal.

Nesta 1.ª edição dos Prémios Verdes foram recebidas 148 candidaturas em duas grandes áreas: Pessoas/Movimentos e Projetos/Ações, sendo que no dia 5 de junho serão revelados os 10 vencedores, um por cada categoria existente:
  • Prémio Investigação (destinado a cientistas e investigadores).
  • Prémio Inspiração (destinado a ativistas).
  • Prémio Ação (destinado a empresas ou empreendedores).
  • Prémio Personalidade (destinado a qualquer pessoa da sociedade civil).
  • Prémio Água e Cidades Sustentáveis (destinado a cidades com ações de gestão sustentável da água).
  • Prémio Energias Verdes (destinado a projetos relacionados com energias renováveis).
  • Prémio Arquitetura Sustentável (destinado a projetos arquitetónicos que integrem soluções ecológicas, poupanças energéticas e/ou redução no consumo de água).
  • Prémio Tecnologia Verde (destinado a projetos de base tecnológica relacionados com o ambiente).
  • Prémio Conservação da Natureza (destinado a projetos relacionados com a proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres).
  • Prémio Especial PALOP (destinado a boas práticas de gestão da água nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Publicado a: 02 de Junho de 2022