Arrancou no Algarve a Campanha “Água é vida.”


A campanha “Água é vida. Não a desperdice.” arrancou no Algarve, território que é neste momento o mais afetado pela seca e escassez de água e região que no Verão quase duplica a sua população. A Águas do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a CCDR Algarve e a Região de Turismo do Algarve e contando com o envolvimento de diferentes associações hoteleiras e de restauração do Algarve conjugam esforços para apelar a residentes e turistas nacionais e estrangeiros para não desperdiçar água.

Para fazer face aos impactos da escassez de água que que vindo a impactar alguns territórios de Portugal continental, sob o mote “Água é vida. Não a desperdice.”, o Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, lançaram uma campanha de sensibilização para a redução dos consumos de água visando promover práticas que fomentem o seu uso eficiente.

A campanha alerta para a importância da água e faz um apelo a todos para a adoção de comportamentos que contribuam para o bom uso do recurso: “Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas 1 minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas. A água é essencial à vida e merece toda a nossa atenção. Seja mais consciente e evite gastos desnecessários.” 

Desenvolvendo-se num âmbito nacional, a campanha decorre em várias fases, com a comunicação e ativações reforçadas nos territórios mais afetados pela escassez de água, nomeadamente no Alentejo e em Trás os Montes. 

Com o objetivo de dar uma ampla difusão às mensagens de sensibilização, os materiais da campanha estão disponíveis no Portal da Água. 

Publicado a: 07 de Agosto de 2023