Secretário de Estado do Ambiente visitou ETAR no Algarve


A  construção das duas novas infraestruturas de tratamento de águas residuais – ETAR da Companheira e ETAR de Faro-Olhão – representa um investimento de mais de 24 milhões de euros e um importante contributo para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Águas do Algarve, com impacto positivo na qualidade dos recursos hídricos da região.

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, esteve na passada segunda-feira, 15 de maio, na Águas do Algarve, com o objetivo de acompanhar no terreno as empreitadas de construção das futuras ETAR da Companheira e ETAR de Faro-Olhão.

A construção das duas novas infraestruturas de tratamento de águas residuais representa um investimento global de mais de 24 milhões de euros e um importante contributo para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Águas do Algarve, com impacto positivo na qualidade dos recursos hídricos da região.

Com um terço da empreitada já executada, a futura ETAR da Companheira, localizada em Portimão, irá substituir a antiga ETAR com o mesmo nome, com ganhos ambientais significativos, em particular ao nível da qualidade da água do meio recetor, neste caso a Ribeira de Boina, linha de água com regime de escoamento de carácter perene e afluente do Rio Arade. A empreitada, orçada em cerca de 10 milhões de euros, integra também a recuperação paisagística de toda a área de intervenção, de forma a enquadrar esta nova unidade na paisagem existente.

Com um investimento de cerca de 14 milhões de euros, a construção da ETAR de Faro-Olhão permitirá concentrar numa única infraestrutura o tratamento dos efluentes produzidos em várias freguesias dos concelhos de Faro, Olhão e São Brás de Alportel. Daí decorrerá também a desativação das atuais ETAR de Faro Nascente e de Olhão Poente, que se encontram subdimensionadas face às condições de afluência e aos níveis de qualidade exigidos para o efluente tratado a descarregar no meio recetor.

Publicado a: 17 de Maio de 2017