Visita à ETA de Vale da Pedra


O Ministro do Ambiente e o Secretário de Estado do Ambiente visitaram a ETA de Vale da Pedra, infraestrutura que está a ser alvo de remodelação com vista à melhoria da qualidade da água e da otimização energética. 

A visita que o Ministro do Ambiente e o Secretário de Estado do Ambiente realizaram à ETA de Vale da Pedra no passado sábado, aconteceu no âmbito da empreitada de remodelação que está em curso e deverá estar concluída até final do ano.

A empreitada representa um investimento de 13 milhões de euros e integra a introdução de novas etapas de tratamento, permitindo melhorar quer a qualidade da água quer a otimização energética e visando também a beneficiação das condições de funcionamento dos órgãos e a reabilitação geral da instalação, com particular enfoque na melhoria do nível de segurança para os trabalhadores.

As perspetivas de evolução da qualidade da água bruta no Rio Tejo num contexto de alterações climáticas – com redução dos caudais circulantes e aumento de eventos extremos como a situação de seca que Portugal atravessa neste momento – implicaram a necessidade de remodelar e reabilitar a ETA, não só para continuar a assegurar o cumprimento da legislação em vigor, no que diz respeito à qualidade da água para consumo humano, como para aumentar a resiliência global do sistema da EPAL e a sua capacidade de resposta aos expectáveis efeitos das alterações climáticas.

A ETA de Vale da Pedra foi construída em 1963 para produzir água para consumo humano a partir da água superficial do Tejo. A ETA já tinha sido objeto de duas ampliações, a última em 1976, com aumento da sua capacidade inicial de 80.000 m3/dia para a capacidade nominal atual de 240.000 m3/dia. 

Esta visita foi acompanhada pelo Presidente do Grupo AdP e pelo Conselho de Administração da EPAL, tendo estado também presentes o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.


undefined   undefined  undefined  

Publicado a: 29 de Novembro de 2017