Águas do Algarve com novos investimentos


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a Águas do Algarve acolheu esta quinta-feira, dia 24 de março, uma visita do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, a várias infraestruturas com investimentos em curso ou recentemente concluídos.

A visita contemplou a inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila do Bispo e Sagres, a colocação da primeira pedra da empreitada de construção da nova ETAR da Companheira, em Portimão, e a inauguração da Central Fotovoltaica da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tavira, representando estas instalações no seu conjunto um investimento de 16,7 milhões de euros.

Com a concretização destes investimentos, a Águas do Algarve dá cumprimento à sua missão de prestar serviços públicos de água e saneamento de excelência aos 16 municípios da Região reforçando, em particular, a vertente do tratamento das águas residuais com tecnologias mais modernas e equipamentos mais robustos, com impacto positivo no meio recetor, e também melhorando o desempenho energético associado aos processos de tratamento de água para consumo.

Em quinze anos de atividade, a Águas do Algarve já investiu mais de 590 milhões de euros que permitiram melhorar as condições de acesso a água potável e assegurar a devolução das águas residuais ao meio hídrico em condições ambientalmente favoráveis, tendo previsto realizar, até 2020, 88 milhões de euros, com especial enfoque em infraestruturas de saneamento de águas residuais.

ETAR DE VILA DO BISundefinedPO E SAGRES
A nova ETAR de Vila do Bispo e Sagres, hoje inaugurada, foi construída para servir, no horizonte do projeto, uma população de cerca de 14 mil habitantes-equivalentes em época-alta e tratar um caudal médio de cerca de 3 mil m3/dia.
Representando uma empreitada no valor de 2,3 milhões de euros, a construção da nova ETAR contou com cofinanciamento no âmbito do QREN e permitirá melhorar a qualidade e a segurança das águas residuais na sua devolução ao meio hídrico, assim como a eficiência dos respetivos processos ao concentrar numa única instalação o tratamento que até então era realizado de forma dispersa em pequenas e antigas ETAR (Vila do Bispo, Raposeira, Hortas do Tabual), agora desativadas.
A par do tratamento adequado das águas residuais urbanas afluentes à infraestrutura pelo sistema de drenagem e transporte existente, a nova ETAR dispõe ainda de uma linha dedicada ao tratamento adequado de efluentes provenientes de limpa-fossas.

NOVA ETAR DE COMPANHEIRA
Com um investimento que ronda os 13,8 milhões de euros, a nova ETAR de Companheira, cuja primeira pedra da empreitada de construção foi hoje colocada, permitirá desativar a atual ETAR, em funcionamento desde 1982. Esta infraestrutura será co-financiada pelos fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).
A nova ETAR será dimensionada para servir uma população de cerca de 140 mil habitantes-equivalentes dos municípios de Portimão, Monchique e Lagoa e tratar um caudal médio de cerca de 47 mil m3/dia. 
O efluente tratado na nova ETAR será descarregado, em condições ambientalmente seguras na Ribeira de Boina, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental do Estuário do rio Arade.
No âmbito da construção desta infraestrutura, será feita a recuperação paisagística de toda a área de intervenção, correspondente a cerca de 38 mil m2, de forma a enquadrar a nova instalação na paisagem existente e também a assegurar o equilíbrio dos ecossistemas envolventes.

undefinedCENTRAIS FOTOVOLTAICAS DE TAVIRA E ALCANTARILHA
A Águas do Algarve, com o objetivo de aproveitar o potencial energético dos seus ativos, construiu duas centrais fotovoltaicas nas Estações de Tratamento de Água de Alcantarilha e de Tavira, esta última hoje inaugurada.
Estas centrais aproveitam a exposição solar das referidas infraestruturas para produção de energia solar fotovoltaica, produção essa encaminhada para autoconsumo, permitindo por essa via reduzir os encargos energéticos associados à operação destas instalações, os consumos de energia com origem em combustíveis fósseis e por conseguinte as respetivas emissões de CO2 para a atmosfera.
A construção destas duas centrais, cuja produção de energia iniciou em julho de 2015, representou um investimento de 1,2 milhões de euros, financiados em 65% pelo Programa Operacional Algarve 21, sendo cada uma composta por 1760 painéis com uma potência global instalada de 432 kW (245W de potência em cada painel).
Com a entrada em funcionamento da central fotovoltaica da ETA de Tavira, a Águas do Algarve registou nesta instalação, uma diminuição no consumo de energia de cerca de 330 mil KWh , a que corresponde a uma redução de 155 TonCO2, em cinco meses.
Por sua vez, a central fotovoltaica da ETA de Alcantarilha, permitiu uma diminuição no consumo de energia de cerca de 266 mil KWh, correspondente a 125 TonCO2.

Publicado a: 24 de Março de 2016