Grupo AdP participa no Fórum Ambiental de Macau


A intervenção das empresas do Grupo AdP no projeto de despoluição do Estuário do Tejo foi um dos exemplos de gestão sustentável de recursos hídricos em destaque no fórum que decorreu em Macau.
 
O Grupo Águas de Portugal participou no 10.º Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF, na sigla inglesa).
 
A participação do Grupo decorreu integrada na missão liderada pela Parceria Portuguesa para a Água e da qual fizeram parte também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Associação das Empresas Portuguesas do Sector do Ambiente (AEPSA) e a Ecofirma.
 
Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, também marcou presença no evento, cujo tema principal foi "O Desenvolvimento Verde Inovador para um Futuro Sustentável” e que teve como orador principal Achim Steiner, antigo diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente e atual vice-presidente internacional do Conselho Chinês para a Cooperação Internacional em Ambiente e Desenvolvimento.
 
O Grupo AdP foi convidado a participar no fórum onde Cláudio de Jesus, Administrador da AdP, apresentou o projeto de despoluição do Estuário do Tejo, enquanto exemplo de gestão sustentável de recursos hídricos. A par da participação no espaço de exposição, o Grupo promoveu reuniões individuais com parceiros e investidores chineses.
 
O projeto de despoluição do Estuário do Tejo, levado a cabo por três empresas de saneamento do Grupo AdP envolvendo 19 municípios,  teve por base uma lógica de gestão multimunicipal, assente na realidade física da bacia hidrográfica, que permitiu reunir competências, partilhar recursos técnicos e humanos, racionalizar investimentos e obter economias de escala. O projeto envolveu um investimento superior a 680 milhões de euros que beneficiou mais de 3,8 milhões de habitantes-equivalentes. Este investimento, realizado num prazo de 15 anos e concluído em 2012, foi parcialmente financiado pela União Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento. 

Veja o filme do projeto aqui 

Saiba mais sobre o MIECF aqui

Publicado a: 29 de Março de 2017