Despoluição do Estuário do Tejo

O estuário do Tejo está localizado junto a Lisboa e à sua área metropolitana, onde o rio internacional com o mesmo nome se encontra com o Oceano Atlântico. Este estuário é a maior zona húmida portuguesa e uma das mais importantes da Europa, desempenhando um papel fundamental do ponto de vista ecológico e económico. No entanto, a concentração de áreas densamente urbanizadas e aglomerados industriais nas suas margens originou uma degradação ambiental que só poderia ser revertida através da conjugação de esforços e implementação de soluções integradas.

A intervenção do Grupo Águas de Portugal no projeto de despoluição do Estuário do Tejo decorreu ao longo de 15 anos e beneficiou mais de 3,8 milhões de habitantes equivalentes, reunindo três empresas gestoras de sistemas de saneamento do Grupo e 19 municípios. O projeto beneficiou da existência de um modelo de governação supramunicipal que permitiu uma abordagem sistemática do problema, congregando competências,  racionalizando investimentos e alcançando economias de escala.

O Grupo AdP foi responsável por um investimento de 680 milhões de euros, parcialmente financiado pela União Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento, que abrangeu um vasto conjunto de intervenções de elevada complexidade técnica, determinantes para assegurar a adequada recolha de esgotos domésticos e industriais e o seu transporte , tratamento e retorno ao meio hídrico em condições ambientalmente seguras.

Hoje, o Estuário do Tejo é servido por sistemas de saneamento que estão entre os mais modernos e inovadores da Europa. Este projeto assume-se como um caso de estudo internacional que se destaca pela complexidade dos trabalhos realizados, como na excelentes resultados alcançados ao nível da redução das descargas poluentes, recuperação de afluentes e ribeiras e conservação da biodiversidade.

As frentes ribeirinhas foram restauradas para uso, benefício e fruição públicos, o rio voltou a ter vida,  ressurgiram atividades económicas e Lisboa tornou-se a Capital Verde da Europa 2020.


PARA MAIS INFORMAÇÃO: