Águas de Portugal no projeto SUWANU EUROPE


A AdP – Águas de Portugal, através da AdP Serviços, integra o Advisory board do projeto SUWANU EUROPE, uma rede temática cujo principal objetivo é enfrentar os desafios comuns que afetam o setor agrícola em toda a Europa. Para isso, foram selecionadas 8 regiões-alvo: Andaluzia (Espanha), Braunschweig (Alemanha), Thessaloniki (Grécia), Plovdiv (Bulgária), Alentejo (Portugal), Bacia do Rio Po (Itália), Occitânia (França), Antuérpia e Limburgo (Bélgica).

No passado dia 17 de fevereiro teve lugar em Lisboa um workshop organizado pelo grupo de trabalho regional, onde o Grupo AdP esteve presente para apresentar o projeto REUSE.

O objetivo geral do SUWANU EUROPE é promover a adoção de novas estratégias de rega com água residual tratada, estabelecendo uma rede de agentes em cada região, juntamente com um sistema dinâmico de troca de  conhecimento e boas práticas apreendidas nas quais investigadores, organizações setoriais, organizações civis e administrações públicas podem interagir efetivamente.

O SUWANU EUROPE baseia-se num projeto europeu anterior: SuWaNu – Tratamento sustentável da água e opções de reutilização de nutrientes, cujo objetivo principal era desenvolver novas estratégias de reutilização de água capazes de resolver os problemas relacionados com a escassez de água e o aumento dos preços dos fertilizantes. O SUWANU EUROPE foi concebido como um novo instrumento para promover a aplicação prática dos resultados de pesquisas e experiência em rega com água residual tratada.

Publicado a: 04 de Março de 2020