Boas práticas do Grupo AdP destacadas em cimeira de especialistas das Nações Unidas


As boas práticas de gestão da água do Grupo Águas de Portugal, com destaque para a resiliência dos sistemas no Alentejo e no Algarve, a utilização de águas residuais tratadas como fonte alternativa e a eficiência energética, entre outras, foram apresentadas na 2ª reunião do GWOPA - Global Water Operators’ Partnership Alliance Expert Group, que decorreu em Abu Dhabi, a 14 de janeiro de 2020. 

Dedicado ao tema “Serviços Públicos de Água em Cidades com Escassez de Água na região do Médio Oriente e Norte de África”, e integrado no World Future Energy Summit, o principal objetivo deste encontro é produzir recomendações no quadro da promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, liderada pela UN-Habitat. 

Esta reunião serve também para identificar as entidades gestoras e os seus especialistas que se poderão envolver futuramente em parcerias promovidas pela GWOPA, com temas como a escassez de água, eficiência energética e resiliência em relação às alterações climáticas.

As conclusões desta reunião do grupo de especialistas da GWOPA serão apresentadas no WUF10 - World Urban Forum, que se realiza em fevereiro próximo em Abu Dhabi.

A GWOPA é uma organização das Nações Unidas criada para promover e apoiar parcerias internacionais de entidades gestoras de água sem fins lucrativos.

O Grupo Águas de Portugal esteve representado na 2ª reunião da GWOPA por Cláudio de Jesus, vogal do Conselho de Administração da holding e Presidente da AdP Internacional

Além da dotação de maior resiliência nos sistemas no Alentejo, da transformação do Sistema do Algarve, do projeto REUSE e do PEPE – Plano de Eficiência e de Produção de Energia do Grupo AdP, foi dado também destaque aos diversos projetos desenvolvidos pelo Grupo Águas de Portugal em diferentes países e ao seu contributo para a mitigação de problemas de abastecimento em regiões de elevada escassez hídrica.

Publicado a: 15 de Janeiro de 2020