A qualidade da nossa água - saiba mais!

A qualidade e segurança da água fornecida para consumo humano constitui uma preocupação central na atividade das nossas empresas de abastecimento de água. Esta preocupação é transversal a todo o processo e garante que o melhor produto chega às torneiras dos consumidores.




undefined

Captação

A importância de boa uma boa gestão das origens (ver o filme aqui)



undefined

Tratamento

Rigor e qualidade do processo de produção na Estação de Tratamento de Água (ver o filme aqui)

undefined

Controlo operacional

Todas as etapas geridas de forma integrada, 24 horas por dia, 365 dias por ano (ver o filme aqui


undefined

Controlo analítico

Em várias fases do processo, com rigor e suportado elas melhores tecnologias (ver o filme aqui)


undefined

Transporte e entrega

Prevenindo e corrigido com eficiência eventuais falhas (ver o filme aqui )


undefined


Gestão dos ativos

Mantendo o seu bom estado de funcionamento (ver o filme aqui)

undefined
Suporte ao cliente

Uma boa comunicação com o cliente em prol da melhoria contínua dos serviços (ver o filme aqui)


undefined


Análise e avaliação de risco sistemática

Implementação de Planos de Segurança da Água em todas as entidades gestoras (ver o filme aqui e saiba mais aqui)


COMO SEI QUE A ÁGUA É DE QUALIDADE?


Em Portugal, 98,85% da água que chega às torneiras consumidores é controlada e de boa qualidade.

Anualmente, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) avalia e divulga a qualidade da água fornecida pelas entidades gestora, cujos resultados podem ser lidos no relatório anual do setor e consultados online em http://www.ersar.pt/pt/consumidor/qualidade-da-agua 

Também as entidades gestoras publicam os resultados do controlo da qualidade da água obtidos no âmbito do Plano de Controlo da Qualidade da Água, sendo os mesmos enviados à Autoridade de Saúde, e ainda, anualmente, remetidos à ERSAR.

ÁGUA DA TORNEIRA - eu bebo!


Apesar da sua qualidade e acessibilidade reconhecidas, nem sempre o consumo direto de água da torneira é a opção dos consumidores. (saber mais aqui)

Com o objetivo de promover o consumo diário de água da torneira, as empresas do Grupo Águas de Portugal têm desenvolvido diversas iniciativas de sensibilização. A realização de ações de proximidade à população tem sido uma prática constante nos últimos anos, de norte a sul do País, com ações de rua, distribuição de kits para restaurantes e cafés e roadshows de Verão junto das estâncias balneares. 

Em Lisboa, a EPAL tem também apostado na promoção do consumo de água da torneira, sendo a criação da garrafa Fill Forever, distinguida com vários prémios, o seu expoente máximo, entre outras iniciativas.
A nível institucional, o Grupo AdP tem também procurado mobilizar os organismos públicos para a utilização de água da torneira nas suas instalações, tendo disponibilizado garrafas personalizadas “Água da Torneira”. 

No seguimento dessa iniciativa, foram já vários os organismos públicos a assumir um compromisso de promoção do consumo de água da torneira, estando as garrafas a ser utilizadas nas reuniões e em alguns eventos de entidades como a Direção Geral de Saúde, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, Serviços Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, entre outras.

O Grupo AdP tem promovido também a presença da água da torneira em eventos onde participa, com a utilização das garrafas “Água da Torneira” nas mesas de conferência e coffee-breaks, num movimento de sensibilização abrangente e com uma grande aceitação por parte de todos os participantes.


undefined undefined undefinedundefined